As exigências da indústria apontam para os materiais plásticos como solução para preços mais competitivos, peças com melhor desempenho e de maior durabilidade e até processos de produção mais simples. O grande desenvolvimento em pesquisas nas área de polímeros trazem novas soluções para o seu emprego em produtos e processos industriais .
Faz algumas décadas que o plástico ja é utilizado na indústria e permitiu o aparecimento de novos produtos mas o papel predominante da sua aplicação hoje é na substituição de materiais mais tradicionais como o metal, o vidro, a cerâmica e a madeira, entre outros.
Vamos falar de algumas vantagens que os plásticos trazem à indústria em relação a outros materiais.
Redução do custo em quase todos os casos, mesmo em casos onde o plástico se torna mais caro , como comparado a madeira, ele acaba se tornando mais econômico por ter uma durabilidade maior, e poder ser reutilizado inúmeras vezes.
Redução do peso, implicando em equipamentos mais leves. Um bom exemplo é a indústria automobilística, onde já vemos nos automóveis várias peças de diferentes materiais sendo substituídas pelo plástico, resultando em economia de combustível para carros e caminhões. Já foram realizados estudos que apontam significativa diminuição de emissão de CO2 na atmosfera a cada Kg reduzido dos veículos
Assim são pequenas reduções de peso em algumas peças que atuam num todo: então nós vemos o policarbonato nas lentes dos faróis , o polipropileno nos parachoques , nos tanques de combustível, o poliacetal em peças de envio de combustível entre outros.
A redução do peso também facilita em setores da indústria como na manutenção, quando tornava-se necessário substituir e manusear peças muito pesadas , já vimos casos de chegar a redução de 50% no peso de um componente. Imagine uma peça de 50 kg sendo carregada por 2 pessoas para ser trocada,
Outro fator que facilita a manutenção é o aumento da durabilidade, existem peças na indústria que eram feitas em Aço e que precisavam ser trocadas 1 vez a cada mês , quando substituídas por plástico já tem a perspectiva de durar até até 5 anos. Isso devido a maior resistência a corrosão.
Maior resistência a corrosão, implica novamente no aumento da vida útil , existem casos de logística reversa que o produto, depois de entregue, necessitava que retornem algumas peças de embalagem ou de movimentação , novamente para a indústria , essas peças , quando fabricadas em madeira ou aço , não resistiam ao tempo antes de retornarem e eram sucateadas , já em plástico , elas retornavam à indústria e ainda são utilizadas inúmeras vezes.
Outra vantagem do plásticos é a economia nos processos de fabricação, montagem e redução de custos de transporte, processos mais limpos e higiênicos
Comentários